
terça-feira, 7 de julho de 2009
capa do cd: joão, gilberto e clarisse

10 . joão gilberto - joana guimarães e gilberto de abreu

a base instrumental é a mesma de: 'clarice lispector, joão gilberto instrumental', só que sem as vozes ao fundo e com outra mixagem. os violões base o solo são criados e executados por tattá spalla, e os dois cavacos, base e tambem solo distorcido, foram tocados por mim. foram gravados em dois períodos , no primeiro, fizemos o cavaco e o violão base, e no mesmo período o tattá fez o solo do violão. em outro acrescentei o cavaco com distorção e posteriormente coloquei a voz.
Marcadores:
cavaquinho,
instrumental,
psicodélico
9 .velhocyclo - gilberto de abreu




Marcadores:
cavaquinho,
poesia pop,
poesia sonora
7 . o monstro - ronaldo brandão e gilberto de abreu

Marcadores:
cavaquinho,
poesia pop,
poesia sonora
8 , só o tempo vai apagar - paulo césar barros e getúlio côrtes

6 . lapso - luciana tonelli e gilberto de abreu

esse poema da luciana, está no seu livro: 'flagrantes do poço', coleção poesia orbital. nessa gravação tive a liberdade poética de brincar com os versos da primeira parte do poema.
na formação habitual das gravações houve uma inversão, o cavaco elétrico, com efeito sonoro completamente distante do som normal de um cavaquinho, foi gravado primeiro, fazendo a base pro segundo que tambem com um pouco de eletricidade no seu som faz a primeira parte de sua harmonia que é um solo que se repete, de um acorde que nunca é dado. o joão carlos faz a percussão, gravada em dois períodos, e também a voz num diálogo comigo na primeira parte. na segunda, nossas vozes foram dobradas e acrescentado a essas dobras muito delay, além delas serem inseridas em tempos diferentes.
5 . carinhoso - pixinguinha e joão de barro

essa faixa é um instrumental em que simplifiquei toda a harmonia do carinhoso para poucos acordes no cavaquinho, onde a atriz mirim, nos intervalos do filme 'a dança dos bonecos', cintia vieira à época, meados dos anos 80, pudesse por alí começar a aprender a tocar esse instrumento. mas essa levada meio mantra, meio blue veio me acompanhando desde então. pouco depois fiz uma gravação com dois cavacos como parte da trilha da ópera visual: 'os temporais do tempo'. em 2001 pro cd 'joão, gilberto e clarisse' acrescentei mais um cavaco à formação, que contou também com a gaita do ator/músico e poeta: kimura schetino.
os treis cavacos estão em uma afinação diferente da afinação habitual do instrumento, que é: ré, sol, si, ré. o primeiro cavaquinho, acústico faz a base, o segundo com um pouco de efeito para alongar um pouco as suas notas, faz o solo da melodia dentro dessa base, o terceiro completamente elétrico junta-se a base e ao solo, completando a harmonia onde o kimura, que estava presente em biri-biri à época das 'aulas' a cintia, alí já fez seus primeiros esboços do que seria a melodia/clima/paisagens de sua gaita.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
4 . quadra 76 . maria josé bretas e gilberto de abreu

esse poema da maria josé bretas está no livro dela: 'a locação do imóvel', da coleção 'poesia orbital'. o primeiro cavaco é gravado acústico, o segundo vem com delay bem forte. a percussão do joão carlos foi gravada em duas sessões.
Marcadores:
cavaquinho,
poesia pop,
poesia sonora
3 - gente . gilberto de abreu

esse é, o poema e música de minha autoria, e é a única do cd que tem a participação da clarisse alvarenga tocando rabeca e no vocal, o joão também faz vocal e percussão, e eu faço o cavaco e voz principal, o sérgio murilo acrescentou, a meu pedido, sons de vozes de gentes para somar ao poema.
Marcadores:
cavaquinho,
poesia pop,
poesia sonora
2 - pó . murilo antunes e gilberto de abreu

Marcadores:
cavaquinho,
poesia pop,
poesia sonora
1 - clarice lispector, joão gilberto instrumental . gilberto de abreu

Assinar:
Postagens (Atom)